27 de dezembro de 2007

SSF - Emulador de Sega Saturno

Aproveitando a atualização do emulador SSF em 09/12/2007.....
Emular o saturn sempre pareceu uma tarefa impossível. Era difícil até para os programadores da Sega se entenderem com seus processadores entojados e obter o máximo de performance deles.

SSF

Hoje já existem emuladores de Sega Saturn (Cassini, Satourne, GiriGiri,Saturnin, SSF, etc.). Alguns parecem promissores, têm plugins, opções e recursos extras, etc. e tal. Mas rodar o jogo que é bom... necas.

Infelizmente, o que funciona melhor é o SSF, o emulador que mais exige máquina. Nem pense em executá-lo com um processador abaixo dos 2GHz.

O emulador pede processador com SS2. Eu achava que era só para melhorar desempenho, mas é obrigatório mesmo, por isso estou editando o post. Para saber se seu processador tem ss2, você pode usar o programa gratuito CPU-Z.
http://www.cpuid.com/cpuz.php
Ele mostra um relatório detalhado de seu processador.

O SSF, como os demais emuladores de Sega Saturn, tem uma taxa de quadros bem instável, o que prejudica a fluidez de algumas fases. Todavia, os jogos emulados no SSF aparecem fiéis nos sons e nos gráficos (de modo mais satisfatório e rápido que o emulador de placa Model2, por exemplo). Ele também é bem consistente. Em todos os testes que fiz, em nenhum momento travou a máquina.

Assim, para quem tem saudade do Saturn ou de algum joguinho dele (eu queria muito jogar nights e Bug), o SSF serve para matar a saudade. Para quem quiser conhecer o videogame também pode ser uma boa opção. Mas o emulador ainda não consegue substituir o videogame.

Vamos à coleta dos arquivos necessários:
Daemon Tools (emulador de drive de CD)
Ver0.09 alpha R1
(Emulador de Sega Saturn, recém atualizado: 09/12/2007)
Sega_100.bin (Bios Saturn US)
Sega_101.bin (Bios do Saturn JP)

20091.bin , epr19730.ic8 , mp17951a.s , mp17952a.s (STV bios)
*Atenção, esses arquivos não são obrigatórios

Girigiri+loader - V0.8.3.b (para quem não tem processador compatível)


Passo 01: Pegue o jogo

Note que nem todos os jogos são emulados. Confira sempre se o jogo que você tem está na lista de compatibilidade.

Coloque o CD de Saturn no seu drive de CD-Rom. O emulador apenas dá boot por cd. Se você tiver uma iso, será preciso criar um cd virtual para que o sistema "pense" que essa iso é um cd.

Assim, se for executar a partir de isos, instale o daemon. Ele ficará na área de notificação, perto do relógio do windows. Clique nele com o botão direito e surge um menu.




Em Virtual CD/DVD ROM >> Set numbers of device... você define quantos drives de cd você quer que sejam acrescentados. Escolha um, por enquanto. Esses drives estarão como que vazios. Para acrescentar o conteúdo das isos, volte em Virtual CD/DVD ROM >>Device0:>> Mount Image.

Escolha a Iso do jogo. O Daemon montará o drive virtual e o Windows apresentará um drive de CD-ROM a mais, agora como se o CD do jogo estivesse lá dentro.


Passo 02: Configure o SSF



O SSF vai pedir a bios. Digite o endereço, escolha o drive de cd (o verdadeiro se você for usar um cd de verdade ou o virtual do daemon, se for jogar por iso), defina a região e dê Ok. Feche o programa. Execute-o novamente.


Passo 03: Configure a Bios do Saturn



Desta vez ele solicitará que configure o sistema interno do saturn. Hora: Faça as alterações e vá em exit. Defina o idioma e depois vá em exit. Agora ele tentará puxar o jogo a partir da letra de CD-ROM especificada.



Se essa tela aparecer, significa que o game não é compatível com a região. Vá em Option(o) e altere a região. (lembre-se que para a região japonesa existe uma bios específica). Observe também se o emulador está procurando na letra certa de unidade de CD onde está o jogo.

Dica importante: é nessa tela de cd player que você configura o saturn. Ele não trabalhava com memory card, mas com uma memória interna. Sempre que quiser apagar algum save, use o botão manage Memory (selecionado no exemplo acima). Surgirá essa tela:





Passo 04: Agora é só jogar

Se estiver tudo ok, divirta-se! Ao executar o SSF ele já vai rodar o game inserido no drive de cd.



  • Mensagens de erro
Em ocasiões de mau funcionamento, ao tentar executar um jogo, a bios do Saturn pode apresentar uma das quatro mensagens de erro a seguir:

1 - Disc unsuitable for this System
O videogame não consegue ler o disco ou não sabe pra que serve seu conteúdo.
Possíveis causas:
- Não é o tipo de CD apropriado para seu Sega Saturno;
- A superfície do CD está suja ou danificada.
- O drive não está acessível por erro de leitura (o canhão precisa de reparos);

2 - Game Disc unsuitable for this system
O videogame identificou o conteúdo do CD como jogo, mas não pode executá-lo.
Possível Causa:
- É um jogo de uma região imprópria para a bios do videogame,
que não o carrega por questões de direitos autorais ou
proteção territorial.

3 - Drive empty
O videogame acha que o drive está vazio.
Possíveis causas:
- Não é o tipo de CD apropriado para seu Sega Saturno;
- A superfície do CD está suja ou danificada.
- O disco foi inserido de maneira errada.
- Está vazio mesmo.
- Erro de leitura (o canhão precisa de reparos);

4 - Disc Requires System Application
É necessário hardware adicional para executar o jogo.

A mensagem de erro número 2 indica que a bios reconheceu que o jogo está lá. Quando ela for apresentada, altere a região do emulador para a região do jogo. Se não tem certeza de qual seja, teste uma por uma. Configure o emulador para a região européia e teste. Depois americana,
japonesa...

Lembre-se de que sempre que fizer alguma alteração, deve fechar o emulador e executá-lo novamente para que tenha efeito.

  • Configuração mínima recomendada

Processador.................................Pentiu m 4 3.0GHz or Athlon64 3200+
RAM.............................................25 6MB
Video...........................................Co mpatível com DirectX
Som.............................................Co mpatível com DirectX
Sistema Operacional....................Windows 2000, Windows XP, Windows XP 64bit edition

  • Girigiri+loader - V0.8.3.b

Para quem não possui processador com as instruções SS2, pode optar por algum outro emulador do Saturn (Cassini ou Giri-giri) e também se divertir com os jogos do velho console da Sega.

O Girigiri tem performance similar ao Cassini, mas com o loader é muito prático e intuitivo utilizá-lo. Ele trabalha a tela de modo diferente do SSF. Certas transparências ele interpreta como transparências mesmo enquanto às vezes o SSF mantém um aspecto de xadrez de pixels (mas nem sempre no Giri-giri os efeitos funcionam bem, ficam bordas estranhas ou defeitos bem visíveis).

Uma vantagem é que o Giri-giri admite várias resoluções, enquanto o SSF nos obriga a rodar o game na resolução nativa do emulador. Assim, em tela-cheia, eventualmente, o giri-giri pode apresentar gráficos melhores e mais limpos.

Quanto ao som, o Giri-giri freqüentemente apresenta ruídos estranhos. O Giri-giri é mais rápido e menos chato que o SSF em questão de hardware, mas também precisa de uma máquina acima de 2Ghz para rodar bem.

Tendo todos os arquivos baixados e salvos na mesma pasta, basta executar o arquivo loader.exe.

Surgirá uma tela autoexplicativa assim:



É bem intuitivo:
1- Defina a letra do drive de cd-rom.
2- Defina a resolução desejada
3- Escolha a região do game (quando uma não funciona, vai tentando outras)
4- Run CD para executar a partir do CD ou drive virtual
5- Run Cue/Bin para rodar sem precisar de cd ou drive virtual.


Algumas screens do Saturn emulado (todas essas telas capturadas do SSF):


Não sou fã do Giri-giri, desse jogos, o único que rodou sem graves problemas foi o Nights (sem vídeos e com pequenos defeitos na transparência das nuvens na tela de escolher cenário). Todavia ele é bem avaliado nas comunidades e pode ser questão de azar de eu
ter justamente os games com que ele não se dá bem...

Os emuladores de Saturn ainda precisam se desenvolver mais. A forma dos fãs do Saturn motivarem os programadores que tem capacidade para essa tarefa ingrata é demonstrar interesse pelos emuladores que criam para que não parem de atualizá-los e
melhorá-los.

=====================================================================================

Link's


Download do Emulador SSF: http://www7a.biglobe.ne.jp/~phantasy/ssf/files/SSF_009_prototype_R2.zip
Site official do Emulador SSF : http://www7a.biglobe.ne.jp/~phantasy/ssf/
Lista de Compatibilidade do Emulador SSF :
http://lusspace.free.fr/ssf.htm

===========================================================================

Tutorial Criado por: edineilopes ( Comuniadade OuterSpace )

Editador e Formatado por: Felipe Silva Medeiros

Proibida a sua copia total ou parcialmente sem a minha permissão ou sem colocar os creditos do blog http//:www.emuladoresland.blogspot.com

===========================================================================

10 comentários:

Anônimo disse...

Cara, eu nnão consigo emula qualquer jogo se quer, eu ponho no Daemon tools o cue do jogo e quando eu vou emula aparece escrito assim "SSF?????????" o que pode ser?? e onde eu ponho o saturn bios e o stv bios? o stv bios é o bin ou o cue, se souber me avisa...

Baiano disse...

Passo 02: Configure o SSF

Que vc tem que dizer onde ela tah... tipo pesquisar, como se fosse pra procurar um arquivo ai ve coloca aond vc a deixou...

Anônimo disse...

Mermão, foi uma cachorrada do @#$%&* p/ eu fzer esse emulador funcionar, baixei o satheader, o daemon,um tal de DUCK codec, tudo isso p/ tentar rodar Castlevania SOTN, que eu baixei no site www.segasoluce.net e ainda ñ consegui rodar essa porra, toda vez dá "disk unsuitable for this system", eu mudo a região do jogo e da Bios, mas não adianta.Ah, e quando configuro, também aparece essa mensagem escrota "SSF??????????". Nunca vi um emulador tão complicado e cheio de frescura quanto esse. E ainda dizem q/ é o melhor emulador de saturno!

Baiano disse...

1º Este jogo de Sega saturno não está dentre os que o emulador consegue execultar, pois, não é todo jogo que os emuladores rodam.

Se você quiser rodar algum jogo sem dor de cabeça é melhor ver se ele pega antes de baixar, vendo na lista de compatibilidade que está na parte de links deste post.

Obrigado

.. disse...

Saiu o jogo Nights para Playstation 2, japones, eu achei link, mas tive sorte e achei num camelodromo.
Muito bommmmm, imagens linda e limpa, tem o extra que é a versao 'rudimentar' do sega saturno pra jogar tambem.
procura na rede que voce acha.

Unknown disse...

Burro.

Não se escreve SEGA Saturno,
É SEGA Saturn. Seu Anta...

Anônimo disse...

Muito obrigado! Consegui!!!

peixe200 disse...

Olha, eu segui as instruções direitinho, mas toda vez que eu vou abrir o jogo, ele para de rodar antes mesmo de chegar na tela de início! e além disso, eu não consegui encontrar o download do giri-giri em nenhum lugar! Qual é o problema, em?

LordDeathBr disse...

Consegui fazê-lo funcionar sem nenhum tutorial, mas apenas o SSF... de resto, não consegui rodar em nenhum outro emulador.... sou apaixonado por Sonic R, Sonic Jam, e NIGHTS Into Dreams, todos rodaram, porém com certa lentidão, mudei algumas configurações, e ele ficou rápido demais.... Agora jogo NIGHTS no PS2, Sonic R pra PC, e, infelizmente, Sonic JAM vai ficar pra história... o que mais me enchia o saco era ficar procurando a bios certa pro jogo certo...

Mateus disse...

Parabéns pelo tutorial. Já estou jogando Castlevania Symphony of the Night.

Uma dica: Mude a cor da fonte em seus textos.